G - MUNICÍPIOS E CIDADES

Município é uma divisão territorial do estado que tem autonomia administrativa, isto é, tem governo e leis própria.
A cidade é uma concentração humana, na qual a maior parte das pessoas trabalha na indústria, no comércio e na prestação de serviços.
Na cidade encontramos centros comerciais, escolas, hospitais e atividades de lazer.
O município é formado pelos espaços urbano que são municípios constituídos exclusivamente por território urbanizado; e rural, que são municípios com territórios vastos e não urbanizado. Assim, além da cidade, o município abrange vilas, chácaras, sítios, fazendas e reservas florestais.
Há municípios que não têm mais espaço rural, como São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Ele cresceu tanto que seu espaço urbano está ligado ao dos seus municípios vizinhos.
 

O TERRITÓRIO DOS MUNICÍPIOS
O território dos municípios é geralmente formado por dois tipos de espaço: o campo e a cidade.
O campo é composto de matas e de propriedades rurais com plantações, criação de animais e até mesmo indústrias.
Muitas pessoas estão presentes no campo: grandes proprietários de fazendas de gado e lavouras comerciais, como a de soja; pequenos proprietários dedicados à agricultura e à pecuária voltadas para o comércio ou para consumo próprio; grande número de trabalhadores, empregados nas mais diversas atividades.
A cidade é a parte urbanizada do município, caracterizada por construções próximas umas às outras. A sede do governo do município, a prefeitura, fica na cidade. E é na cidade que se concentram as lojas, os bancos, as escolas e outros serviços.
O campo e a cidade não estão isolados um do outro. Ao contrário, existe forte relação entre esses dois tipos de espaço do município.
Algumas indústrias, localizadas na cidade, produzem máquinas e equipamentos usados nas atividades do campo.
Muitas crianças moram no campo e estudam na cidade.
Boa parte do dinheiro recebida pela produção no campo é gasta no comércio da cidade, gerando empregos no espaço urbano.
Em Piraju, a economia gira em torno da agropecuária, comércio e indústria, destacando-se o comércio como grande fonte de renda.
Houve tempos que a produção de café, durante a metade do século passado, Piraju experimentou significativo progresso. Hoje é conhecido internacionalmente pela produção de café de qualidade.
Atualmente, vários investimentos públicos e privados estão sendo realizados com a intenção de encontrar no turismo um modelo econômico gerador de renda e emprego.

Veja o vídeo: